Aprender Português na Escola de Línguas das Sardinhas

A nossa visão é muito simples: 

aprender português de forma informal e descontraída

O conceito de aprender juntos vai ao encontro do modo como as sardinhas vivem: em comunidade. Aprender sozinho pode ser desmotivante e aborrecido. Na Escola de Línguas das Sardinhas queremos que os alunos aprendam com os professores, mas também com os outros alunos. Ao aprender uma língua é fundamental ter conhecimentos gramaticais, mas sem praticar uma língua conseguiremos comunicar?    

Dedicamo-nos ao ensino de português como lingua estrangeira. Organizamos cursos intensivos de uma ou duas semanas, que correspondem a um nível. Também organizamos cursos extensivos aos sábados, para quem não tem disponibilidade noutros dias, ou durante a semana. Para quem não se consegue enquadrar nas datas ou horários dos nossos cursos, há a opção de ter aulas particulares, possível para um ou dois alunos. Para quem não pode vir à nossa escola, há a opção de ter aulas por Skype.

Acreditamos que a aprendizagem pode ser mais bem sucedida num ambiente descontraído, onde todos se conhecem e se cumprimentam.

Para contribuir para um ambiente agradável, comunicativo e descontraído, disponibilizamos gratuitamente para todos chá e café.

Há um objetivo comum que nos une: falar português. Juntos conseguiremos mais facilmente. Fazê-lo no centro histórico de Lisboa é o lugar perfeito. Estamos à tua espera. Aceitas o desafio?

Bruno Carvalho

Diretor da Escola de Línguas das Sardinhas

"Há um objetivo comum que nos une: falar português. Juntos conseguiremos mais facilmente. Fazê-lo no centro histórico de Lisboa é o lugar perfeito. Estamos à tua espera. Aceitas o desafio?"

Aprender Português em Lisboa

A Escola de Línguas das Sardinhas empenha-se para que os seus alunos possam aprender português de forma natural e descontraída, na bela cidade de Lisboa. Recorremos à tecnologia de forma a que a aprendizagem da língua seja feita de forma natural e atualizada. Aprender português pode ser uma aventura fascinante!  

Aprender Português em Qualquer Parte do Mundo

Atualmente, através das novas tecnologias, é possível comunicarmos com as pessoas em qualquer parte do mundo, não sendo preciso estar em Lisboa para aprender português com a Escola de Línguas das Sardinhas. Basta existirem dois computadores e a comunicação pode ser feita, como se as distâncias deixassem de existir. Toda esta revolução tecnológica faz com que seja possível aprender português de uma forma confortável, na nossa casa ou no escritório, e personalizada, com aulas particulares por Skype. Já não temos desculpa para não fazermos tudo aquilo que sabemos ser necessário para melhorarmos a nossa qualidade de vida.  

Aprender a Gramática Portuguesa

Sem dúvida que é fundamental aprender a gramática portuguesa de modo a podermos falar de forma correta e adequada. Muitas vezes os próprios falantes de português língua materna apresentam falhas e erros chocantes aos ouvidos de quem a conhece bem. Muitos alunos adoram conhecer a gramática portuguesa, mas acham-na difícil. Esta situação leva a que muitos tenham preferência a que as aulas se centrem na gramática portuguesa. Há inclusivamente quem peça para ter aulas particulares apenas de gramática. Não sei se por medo ou insegurança. Sim, a gramática pode assustar, pode provocar o pânico em quem pense que nunca vai conseguir percebê-la. Não é produtivo explicá-la com nomes complicados. O segredo está precisamente em procurar simplificá-la. Aprender gramática não tem necessariamente de ser um processo doloroso, mas é preciso estudar e dedicar-lhe algum tempo.     

Aprender a Cultura Portuguesa

Com aulas particulares é possível fazer cursos específicos focados na cultura portuguesa. Após o conhecimento da mecânica da língua portuguesa e do seu funcionamento, sabendo as suas normas principais, pode ser de grande enriquecimento pessoal apostar em aulas particulares de cultura portuguesa. Os temas poderão ser sugeridos pelo aluno ou pelo professor: pode-se falar de música portuguesa, do fado ao rock, de gastronomia, quais os nossos pratos mais populares, de desporto, do futebol ao hóquei em patins, de política, de políticos a partidos, de cultura popular, de azulejos ou calçada portuguesa, de literatura e poesia portuguesa, dos clássicos ao contemporâneos, de arte ou de pintura. Desta forma, não só se adquire um conhecimento mais aprofundado sobre a cultura portuguesa, como existe a possibilidade de aplicar os conhecimentos gramaticais adquiridos e melhorar a pronunciação.      

Aprender a História de Portugal

Com aulas particulares também é possível focar-nos unicamente em temas históricos de Portugal. Este tipo de aulas é ótimo para quem de facto adora saber detalhes sobre acontecimentos passados dos portugueses. O início poderá ser no povo lusitano, apesar de ainda não se falar português naquela época, mas são curiosos os eventos que muito revelam sobre a nação que mais tarde se formaria neste canto da Europa, que não se sabe bem se é o seu início, ou o seu fim. Prefiro acreditar que a Europa começa em Portugal e que termina na Rússia, e não o inverso. Portugal tem o privilégio de ter vivido ao longo dos tempos acontecimentos que fazem sentido ser conhecidos, para se perceber melhor o nosso presente. Cada século tem o seu interesse e para se perceber bem os portugueses, e o seu orgulho patriótico, há que conhecer a sua rica história.   

Aprender a Fonética Portuguesa

Um dos maiores desafios para quem quer aprender português é, inquestionavelmente, a fonética portuguesa. A língua portuguesa é riquíssima quanto a sons, sendo os sons nasais os de mais difícil aprendizagem, principalmente quando quem tenta falar português não está acostumado a pronunciar sons desta forma. Aulas intensivas de fonética ajudarão bastante aqueles que têm mais dificuldades com a pronunciação e os que querem ter uma pronúncia perfeita.   

Aprender Português de uma Área Específica

Ocorre por vezes termos necessidade, por motivos profissionais, de adquirirmos vocabulário português sobre uma área específica, seja ele de uma determinada área de negócios, da hotelaria ao jornalismo, ou mesmo de português jurídico. Com aulas privadas de português também é possível desenvolver estas competências. Após uma imersão de vocabulário para fins específicos, sentimo-nos muito mais seguros e confiantes no contacto com clientes e o nosso desempenho profissional será muito mais eficiente e gratificante.  

Aprender a Escrever em Português

Havendo hoje em dia corretores automáticos, é certo que escrever em português tornou-se um pouco mais fácil. Mesmo assim há quem se preocupe em escrever bom português. Escrever bem não se resume a apenas escrever sem erros, também é importante ter conhecimentos de sintaxe. Os alunos de português língua estrangeira estão muitas vezes habituados a estruturas de frases diferentes e precisam de saber onde colocar os adjetivos, pois existem diferenças semânticas entre homem rico e rico homem. Nesta aulas são feitos ditados, análise de textos literários, trabalhos escritos e leitura de textos em voz alta.   

Porquê aprender português connosco?

Seja qual for o objetivo da aprendizagem da língua portuguesa, estamos aqui para ajudar quem o pretende, com todo o nosso empenho e dedicação, utilizando tecnologia moderna e um quadro interativo. Ajudar todos aqueles que querem expressar-se em português enche-nos de facto o coração e fazemo-lo com todo o nosso conhecimento e energia. Se estás a ler este texto é porque pretendes aprender ou melhorar o teu português, ou porque conheces alguém que precisa de aprender português. Falar português é ganhar outra forma de sentir tudo o que se passa à nossa volta, com as suas características tão particulares, é poder comunicar com todos aqueles que a falam, sem nos sentirmos excluídos, é aprender mais sobre nós próprios e os outros, por causas das diferenças, é sentirmo-nos mais completos. Viver esta experiência, mudará várias vidas, não apenas a de quem a aprende, mas também de quem a ensina.    

As nossas instalações

Rua dos Sapateiros 173 - 1º esquerdo - Lisboa